Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Recantos

por neves, aj, em 13.02.08

Recantos são encantos que enobrecem uma terra. Mais ou menos escondidos são cuidadosa e diariamente esculpidos e até nos podem mostrar, pela conservação e limpeza, a alma das suas gentes.

CLICARCLICARCLICAR

Estes recantos aqui são recantos santacombadenses. Conhecemo-los perfeitamente. Localizam-se na antiga Vila, a freguesia de Santa Comba Dão, mas muitos mais existem tão belos quanto estes espalhados pelas outras oito freguesias que no seu todo formam o município ou concelho, enfim a Cidade. Só que nem sempre são conhecidos. Tudo por falta de divulgação e um pouco por culpa da rotina da vida, talvez, mas também pelo alheamento do comum passante em admirar o que nos pertence e ainda da velha mania enraizada no antigamente de se considerar a galinha da vizinha mais gorda que a nossa. Convenhamos que ele, o passante, até pode ver e até por ali pode passar uma duas ou mais vezes, mas os seus sentidos embriagados pela tal rotina nem observam. É aqui então que entra o caçador destes valiosos troféus: o fotógrafo. Possuidor de um cheiro mui próprio para o invulgar ou o diferente é vê-lo de objectiva em punho perscrutando o lugar mais recôndito em busca de um canteiro de flores, de um candeeiro ou de uma porta que, por fora de moda, podem contar mais história que o mais completo dos tratados.
Apesar de não o conhecermos pessoalmente estamos certos que o Dr. Pedro Guina, advogado de profissão, é um desses amantes do local que os rodeia e que ao invés do tradicional caçador capturam a sua presa sem a ferir podendo no entanto exibi-la igualmente com o mesmo orgulho. Como as maravilhas que publicamos logo em entrada que trazem a sua assinatura. Naturalmente que as reduzimos, mas pode o estimado leitor admirá-las atentamente no seu tamanho original (basta um clique) em álbum que ele próprio preparou sobre a nossa cidade. Nossa, sim, porque também é a dele já que é sabido que abriu gabinete em Santa Comba Dão e da ditosa mãe-terra fez ainda a sua residência. Também amante desta coisa de colocar no papel ou nas ondas da web as ideias que nos invadem a mente, o Dr. Pedro Guina é assíduo colaborador do Defesa da Beira (entre outras publicações) e possui um blogue, o Pontos nos iii (curiosamente o título da sua rubrica naquele semanário), onde para além de falar do país e do mundo defende a causa santacombadense e se preocupa em mostrar aos outros a beleza do pequeno nicho beirão, contudo sem se esquecer de denunciar os problemas que apoquentam as gentes.
Foi lá que descobrimos o dito álbum. Extasiados pela beleza de algumas das fotos e por elas, essencialmente, nos mostrarem quadros menos comuns daqueles que são regra geral publicitados na divulgação turística entrámos em contacto com o doutor pedindo-lhe permissão para colocar a colectânea no Voz. Concedida, de imediato fizemos ligação ou link na respectiva coluna no item Santa Comba Dão estando já à disposição de cada um dos leitores que nos visita. Acrescente-se que de mail em mail ficámos, nós Voz do Seven, com autorização para fazermos uso de material do Pontos nos iii e recebemos também a promessa de que o Dr. Pedro Guina nos irá presentear, uma vez por outra, com alguns dos seus escritos.

Serão bem vindos. Muito bem vindos mesmo, como o serão os textos de qualquer um dos nossos leitores que o deseje fazer. Aqui no Voz a censura não vinga, mas é exigido respeito com ausência total ao ataque pessoal e à crítica barata infundada. Igualmente se exige a ausência de ideias contrárias à fraternidade e à paz e as palavras preconceituosas são de todo banidas. Em suma, que venham ideias que lutem pelo Planeta, por Santa Comba também, e que desmascarem os problemas da humanidade... sempre em prol de um mundo mais harmonioso e mais equilibrado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:34





calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829