Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



quem é Pedro Guina

A opinião de PEDRO GUINA


Quando os políticos lavam as mãos como Pilatos

Em tempo de Páscoa, há uma frase retirada da via-sacra de Cristo que vem sempre à memória nesta época festiva e que serve de analogia para muitas situações: lavar as mãos como Pilatos. Esta frase, no estado a que o nosso país infelizmente chegou, aplica-se que nem uma luva aos nossos políticos, os quais lavam as mãos e esquecem os anseios do povo.
Na verdade, os escândalos de alegado envolvimento de alguns políticos em esquemas de corrupção tem manchado a já pouca credibilidade da classe política, sendo prova disso o habitual comentário dos portugueses de que os políticos são todos iguais.
Na verdade, a classe política não é respeitada, simplesmente porque não se dá ao respeito. Os partidos políticos estão moribundos, necessitando de uma verdadeira vassourada. É necessário que os partidos políticos escolham as pessoas mais competentes, pessoas que não devam nada aos mesmos (lugares, favores, etc…), pessoas honestas, sérias, com provas dadas na sua profissão, e, acima de tudo, pessoas que não façam da política o seu modo de vida. É necessário que os partidos deixem de ter uma cortina de ferro à sua volta que impede muita gente válida de a transpor, cortina de ferra essa, construída tantas vezes para proteger os lugares daqueles que se servem dos partidos em proveito próprio.
São necessários ainda líderes partidários que coloquem o interesse colectivo acima do interesse partidário. São necessários líderes combativos e dedicados, mas simultaneamente que estejam acima de toda e qualquer suspeita, políticos respeitadores, cordiais e humildes e que respeitem os princípios e ideologias dos seus próprios partidos.
Se um dia isso acontecer, a actividade política será uma das mais nobres da nossa sociedade.

Pedro Guina
Advogado

www.pedroguina.blogspot.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:57





calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930