Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pais estudantes

por neves, aj, em 05.04.10

Adorámos um artigo que traz o título acima e que encontrámos no blogue de Rosely Sayão, uma paulistana de 60 anos, psicóloga. Em boa verdade achamos que é texto de uma utilidade reflexiva fantástica quer para pais com filhos em idade escolar, mas também para professores e para todos aqueles que têm algum relacionamento com a Educação. Não só no Brasil, e sim onde quer que seja, onde, em suma, haja pais e filhos.

Photobucket

Curiosamente o primeiro parágrafo que nos chamou mais a atenção foi o terceiro do texto já que nos mostra o que já tínhamos avaliado em algumas situações, o poder de decisão dos patriarcas na resolução dos problemas dos filhos mesmo que estes sejam bem adultos e tenham família constituída [caso Nardoni é para nós um exemplo bem elucidativo]:"Não há dúvida de que esses jovens, de classe média, estão infantilizados, e nem sequer se envergonham da situação. Ao contrário: é de muitos deles que parte o pedido de ajuda aos pais. Justamente quando finalizam o processo de amadurecimento iniciado na adolescência e estão prestes a entrar na vida adulta, são seduzidos a estacionar, quando não a regredir."
O artigo que termina com o mais sábio dos conselhos [a parceria entre Escola e Família] e o aviso de que o compromisso escolar é "dos filhos e alunos e só deles" começa com este parágrafo elucidativo e cativante:
"As escolas trabalham com seus alunos há mais ou menos dois meses. É de se esperar que, a esta altura, muitos estudantes já tenham percebido que têm obstáculos a enfrentar, dificuldades a superar, conflitos a resolver. Frequentar escola traz lá os seus problemas, todos sabem. No entanto, o que não sabíamos é que boa parte desses problemas acaba nas mãos dos pais. Da educação infantil à faculdade, eles têm assumido muitos dos contratempos escolares dos filhos" e esperamos assim que também a vós leitores vos tenha prendido a atenção.
O texto é vosso.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:16




calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930