Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



quem é Pedro Guina

A opinião de PEDRO GUINA


Saldanha Sanches condecorado pelo Presidente da República

No passado dia 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades, o Presidente da República condecorou pós morte o conhecido fiscalista Saldanha Sanches, recentemente falecido. Diga-se antes de mais que, tal condecoração foi mais que merecida, pois que Saldanha Sanches sempre foi um dos mais ilustres fiscalistas do país, sempre foi um homem de esquerda, perseguido e preso pela PIDE e, além disso sempre foi um respeitado comentador da actualidade, ouvido e respeitado por todos.
Saldanha Sanches nasceu em Lisboa, em 11 de Março de 1944, foi jurisconsulto e um reconhecido professor de direito, especialista em Direito Fiscal. Com efeito, o seu currículo é irrepreensível. Na verdade, licenciou-se em direito, efectuou Mestrado em Ciências Jurídico-económicas e Doutoramento em Direito, na área de Ciências Jurídico-económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É ainda reconhecido o seu imenso trabalho cientifico em Direito Fiscal e os muitos artigos sobre tal temática em publicações periódicas e em obras colectivas, tendo participado em imensos júris de provas de Doutoramento e Mestrado, sendo sempre muito aplaudidas as muitas comunicações em conferências, seminários, colóquios e cursos.
Saldanha Sanches destacou-se ainda na década de 70 como militante do PCTP-MRPP, tendo sido mesmo preso, pois que foi apanhado durante uma distribuição de comunicados, tendo mesmo resistindo à prisão, pelo que foi baleado em tal episodio. No dia do seu julgamento, uma manifestação espontânea fez ouvir no tribunal o grito de ordem "Liberdade para o Saldanha Sanches". Foi então preso durante 10 meses, tendo findo tal prazo sido colocado em liberdade. Voltaria novamente a ser preso na Cantina da Cidade Universitária, e foi mesmo expulso da mesma por 4 anos, o que o levou à clandestinidade. Já na clandestinidade voltaria a ser preso e condenado a 3 anos de prisão.
Foi casado com Maria José Morgado, com a qual participou em inúmeras actividades de oposição ao regime de Salazar.

Pedro Guina
Advogado

www.pedroguina.blogspot.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:43


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930