Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



quem é Pedro Guina

A opinião de PEDRO GUINA

Proibição das Touradas: o exemplo do Governo da Catalunha

Não há país onde a tradição tauromáquica esteja mais enraizada do que em Espanha. Aliás, o touro é tantas vezes tido como o símbolo do país.
Até agora as vozes dos protectores dos animais, os quais têm vindo a pugnar pela proibição de um espectáculo baseado no sofrimento e tortura de um animal, eram quase entendidas como um insulto à cultura espanhola.
Surpreendentemente, o Governo da Região da Catalunha, naquele país, pura e simplesmente proibiu as touradas no seu território.
Na verdade, esta foi uma medida politicamente corajosa, coragem essa que duvido que os políticos portugueses algum dia tivessem para proibir em Portugal um espectáculo bárbaro e absolutamente retrógrado.
Confesso que até acho uma certa graça àqueles que nos programas televisivos defendem que as touradas são amigas dos touros e que, se as mesmas acabassem a raça taurina seria extinta. Que argumentos tão fracos, diga-se. Qualquer pessoa percebe que para esses senhores, muitos do JET SET, tudo não passa de um grande negócio.
Nesta época de verão a tourada é um espectáculo assíduo em Portugal. São organizadas corridas de touros pelos canais de TV (inclusivamente pelo canal público), com todo e qualquer fundamento, por revistas cor-de-rosa, ou até o CDS que festejou o seu aniversário, pasme-se com uma tourada. Francamente, um partido politico festejar o seu aniversário com um espectáculo que se centra na falta de respeito pela vida animal, está tudo dito. Mas o PS também não pode ficar imune a críticas, tendo criado recentemente uma sessão tauromáquica.
Como se costuma dizer, cada um sabe de si e Deus sabe de todos, contudo, tal como dizia Gandi "A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados."

Pedro Guina
Advogado

www.pedroguina.blogspot.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:39





calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930