Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Hoje, 20 de Novembro, é Dia da Consciência Negra. Voz do Seven une-se em solidariedade na comemoração da efeméride, tal como o fez nos dois anos transactos sendo de especial referência e merecedora de uma visita a entrada doano de 2005. E tal como na entrada referenciada também na presente o redactor de Voz do Seven prefere usar de cautelas e socorrer-se apenas de transcrições do que foi escrito por outrem. Mesmo correndo o risco de ser apelidado de cobarde todavia ele prefere o adjectivo timorato: é que não é fácil a um estrangeiro pronunciar-se sobre (des)igualdade, discriminação ou mesmo quotas (raciais)... é deveras delicado e, convenhamos, não lhe compete.
Em São Paulo, cidade de São Paulo atente-se, é dia feriado assim como em mais 267 municípios espalhados pelo Brasil.
Curiosamente, ou talvez não, não se enxerga na lista nenhum município dos Estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
O Dia Nacional da Consciência Negra foi escolhido como forma de homenagear Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de Novembro de 1695. Símbolo da resistência negra no país, Zumbi foi um dos líderes do Quilombo de Palmares. Este foi fundado em 1597 por escravos foragidos de engenhos e deu origem a uma cidade formada por fortificações espalhadas pela mata, onde chegaram a viver em torno de 20 mil a 30 mil pessoas.