Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Futebol Brasileiro 2008

por neves, aj, em 25.01.08

Image hosted by Photobucket.comÉ sabido que por aqui é Verão e que por aí, acima do Equador, venta frio. Metidos no mesmo planeta até parece que vivemos em dois mundos diferentes quase em contradição e para não variar também o futebol anda meio às avessas. Enquanto pelas europas os campeonatos nacionais já pedalam na segunda volta ou turno, exceptuando aqueles onde o rigor do Inverno provoca alterações, por cá o Brasileirão ainda nem começou embora esteja prontinho a arrancar só estando à espera que os estaduais acabem. Lá para Maio. Esta diferença é essencialmente devida a que pela Europa a época futebolística vai de Agosto de um ano a Julho do outro ano enquanto por aqui a época coincide com o ano civil. Depois há que levar em conta a imensidão deste território imensamente povoado onde as equipas de futebol ou times pululam como formigas em formigueiro, ou quase, e há necessidade de colocar todo o mundo a jogar.
Já demos a entender que a bola rola por aqui. Regionalmente, atrevemo-nos a dizer, ou seja em cada um dos Estados que formam a República Federativa do Brasil. Alertamos aí o pessoal desse lado para que não pense que estes campeonatos estaduais são parcos em emoção, antes pelo contrário, cada um deles é disputadíssimo, é carregado de rivalidade e o título é muito desejado, tanto como o de campeão nacional brasileiro. É só imaginar que cada Estado seja como que um País. Depois, um campeonato estadual tem particularidades assaz curiosas como o Paulistão (campeonato do Estado de S. Paulo) deste ano que consegue juntar os chamados grandes ao Corinthians, também um grande apesar de na última época ter descido de divisão no Brasileirão. É que no Nacional Brasileiro o Corinthians irá disputar a Série B (2ª Divisão), mas no Estadual de S. Paulo é formação pertencente à Série A (1ª Divisão). Portanto um determinado clube pode estar em diferentes escalões na mesma época: uma dada posição no respectivo Campeonato Estadual e outra no Nacional. São campeonatos completamente distintos e que não se completam.
Bom, mas vamos às conclusões. Certamente que a maioria dos nossos leitores já identificam o emblema da Lusa que colocámos a embelezar a entrada, mas esperamos que não nos acusem de facciocismo... normalidade, antes... afinal se a equipa veste de vermelho e verde e tem por nome Portuguesa de Desportos qual é que deveríamos pôr? Se não formos nós próprios a puxar a brasa para a nossa sardinha quem a vai puxar? Aproveitemos então para dizer que a Lusa está a disputar a
Série A do Paulistão e que soma 6 pontos por já ter vencido duas vezes (uma delas frente ao Santos) em três jogos disputados (hoje completa-se a 4ª Jornada). Registe-se ainda que o Estadual de S. Paulo vai até Abril e que ao contrário do Nacional tem um "mata-mata" em eliminatórias entre os quatro primeiros de uma classificação em campeonato "em pontos corridos" disputado a uma só volta. [regulamento]

Lembramos que o Brasileirão da Série A terá o seu início em 10 de Maio e o da Série B (2ª Divisão) a 9 de Maio. De interesse é também a Copa do Brasil (a Taça) que tem marcada a 1ª mão da 1ª eliminatória para o dia 13 de Fevereiro.

Finaliza-se com a informação de que os nossos leitores podem acompanhar cada uma das competições na Casa-Mãe no item Futebol no Voz.


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:51




calendário

Janeiro 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031