Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Seis milhões

por neves, aj, em 23.02.08

A gigante está a abarrotar. Já ouvimos (programa televisivo na Band) a especialista da Universidade de São Paulo que a manter-se este ritmo de crescimento da frota automóvel daqui a 5 anos o trânsito na cidade irá parar, pura e simplesmente parar, já que  os milhões de veículos não poderão mexer-se. Pessimista exagerado ou visionário realista? Ah... saliente-se que na altura o professor focou "apenas" 500 novos registos diários.

PhotobucketNa passada Quinta-feira, a cidade de S. Paulo teria atingido o registo de 6 milhões de veículos motorizados se se cumpriu a média de 800 registos diários. Segundo cálculos, nas horas de ponta ou pico circularão nas ruas da enorme urbe à volta de  4 (quatro) milhões de veículos.
É um autêntico enxame sobre rodas que provoca loucos congestionamentos de dezenas e dezenas de quilómetros e o desespero de milhões de paulistanos.
Na página do
G1-portal da Globo (que nos oferece algumas imagens em vídeo) especialista dá-nos a solução que passará pela inspecção de veículos para retirada daqueles que não apresentam condições de rodar e pela priorização do transporte público. Por conhecimento de causa, perguntamo-nos como é que o especialista conseguirá convencer pessoas habituadas ao conforto individual no assento do seu automóvel que até possui ar condicionado a viajar em ônibus completamente lotados (alguns deles teriam feito a guerra de 14 como soi dizer-se) fervendo de calor e odores e onde o povo é mais prensado que sardinha em lata e em linha de metropolitano deveras reduzida, à parte o bom serviço oferecido (quanto a nós, é evidente). Num futuro será possível? Acreditamos que sim, mas por este andar quem nos garante que a frota automóvel nesse futuro não será de 10 milhões e os habitantes de vinte, passe o exagero?
Dos 6 milhões de veículos registados, segundo a FolhaOnline (acesso através da foto), 4 milhões e meio serão automóveis, o que feitas as continhas dará 2,4 habitantes por automóvel. Ou seja teremos 2 automóveis por (quase) cinco habitantes ou, em números mais correctos, existem 5 automóveis por cada 12 habitantes. Atente-se que são números meramente estatísticos que se baseiam numa simples divisão entre o número de habitantes e de automóveis (ou vice-versa) não nos indicando, de maneira alguma, outros parâmetros que seriam merecedores de serem focados. Contudo, são números próximos de Paris (2,3 habitantes por automóvel).


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 05:32


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829