Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Se se indagar em pesquisa ou sondagem o significado da expressão "25 de Março", os mais de 11 milhões de residentes nesta enorme urbe ou mesmo os quase19 milhões da região metropolitana (Grande São Paulo) ou ainda os milhares ou milhões de comerciantes atacadistas que vêm de todo o Estado de S. Paulo e de outras regiões do Brasil responderão em esmagadora maioria que é nome de Rua onde se localiza aquele que é considerado o maior centro comercial popular do Brasil (também um dos maiores da América do Sul) e contar-se-ão pelos dedos das mãos, como soi dizer-se, aqueles que recordarão que é "data de juramento da primeira constituição do Brasil independente, promulgada por Dom Pedro I no ano de 1824". (fonte)
Nós não fugiríamos à regra dos primeiros. Para nós seria também nome de rua, mas como todo o nome de rua tem que ter a sua explicação a curiosidade chamou por nós hoje, quando o calendário do mês de Março assinala o dia 25, para sabermos das razões de tão movimentada rua se chamar assim. Claro que de busca em busca ficámos a saber muitas coisas da sua já longa história e a mais relevante será a de que neste 25 de Março de 2008 festeja o seu114º aniversário. Parabéns à 25 de Março que realmente é zona que quando uma vez se visita jamais foge da lembrança. Nós, naquela ânsia inicial de conhecer e nos adaptarmos ao nosso novo meio, visitámo-la logo nos primeiros meses e para nosso azar foi em altura festiva. Lembramo-nos bem, porque completamente perdidos, desorientados e fartos de empurrões e cotoveladas jurámos para nunca mais. Bom, na verdade não cumprimos o juramento na íntegra e voltámos lá e tornaremos a voltar quando a ocasião se proporcionar visto que até adoramos este tipo de ruas pululante de vendedores ambulantes (camelôs) que oferecem ao público os produtos mais inusitados, mas, repetimos, jamais voltaremos em alturas de feriados ou festividades próximas.
Hoje a 25 de Março parece que até esteve calma e neste preciso momento é rua quase fantasma. Garantidamente, visto que estamos a observar alguns trechos, mas não julgueis que nos mudámos de armas e bagagens para o Centro da cidade, para as suas redondezas. Simplesmente estamos a ver aqui no monitor imagens em directo, ao vivo como por aqui se diz, transmitidas pelo grupo número 1 de câmaras instaladas na área. Como não somos apologistas de guardar só para nós novidades como estas, deixamos-vos a ligação para que de qualquer ponto, inclusive do outro lado do Atlântico, possam ver um dia destes a locomoção como formigas de milhares, centenas de milhar de pessoas, entre carros e bancas de comércio numa das artérias mais movimentadas do planeta e onde secompra e vende tudo, ou quase tudo.