Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Professor L

por neves, aj, em 15.04.08

PhotobucketProvavelmente, muito provavelmente, o homem encarcerado será o célebre Professor L que para lavar a honra de sua esposa tirou a vida ao difamador Professor D com 7 tiros de pistola. Corria o ano de 1927 e o caso galgou as fronteiras da então vila de Santa Comba Dão repercutindo-se por todo o país.
A história do Professor L, onde é também figura de destaque o cão Vinagre assassinado pelo Professor D que em consequência do abominável acto se viu contemplado com praga fatal, é-nos narrada pela pena da distinta senhora D. Elsa Silvestre do Amaral no semanário Defesa da Beira em artigo publicado no passado número de Sexta-feira, dia 11 de Abril, de título
A praga e o crime e que nos atrevemos a transcrever embora sujeitos a todas as penas e pragas já que não possuímos autorização.
Interrogar-se-ão agora os estimados leitores e leitoras das razões que nos levaram a associar o homem da fotografia ao homem da crónica da D. Elsa e, certamente, ainda se perguntarão onde é que fomos pescar a fotografia. Nada transcendente, nada de anormal e muito menos paranormal, simplesmente deixámos correr a lógica das proposições guardadas na memória. Vejamos:
tenha-se no entanto e desde já em atenção que o "homem da foto" é nosso conhecido visto ele fazer parte de postal antigo que temos arquivado no álbum SANTA COMBA DÃO - FOTOS ANTIGAS e que vem sendo construído, embora um pouco a passo de caracol, graças à amabilidade do grande amigo senhor Carlos Ribeiro. Nesse postal (ou foto) é retratada a Câmara Municipal e em comentário até fizemos alusão a que o andar térreo do lado direito servia, à altura, de estabelecimento prisional para "pequenos delitos" como lemos no portal da Câmara. Por outro lado sabemos pela oralidade vinda de Zé Neves pai (confirmado recentemente pelo nosso irmão mais velho) que o homem da foto era pessoa letrada que tinha assassinado em defesa da honra, da esposa como se disse e que será o rosto, provavelmente, que também aparece na imagem. Por fim, a leitura do artigo da D. Elsa Silvestre do Amaral, a quem não podemos esquecer de enviar respeitosos cumprimentos, fez o resto e é deste modo que nos atrevemos a identificar o homem da foto como o Professor L.
Se não for... as tradicionais desculpas, claro.



Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:07


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




calendário

Abril 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930