Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



José Saramago à Saramago

por neves, aj, em 23.04.08

PhotobucketEm visita a exposição dedicada a si próprio, o Nobel da Literatura de 1998 afirmou que "falta em Portugal espírito crítico" e defendeu o valor das "ideias que vão contra a maré".
Preocupando-se em dizer que se sentia "muito feliz por estar em Portugal" (vive em Espanha, lembramos) recordou o (triste) episódio em que foi brutalmente criticado pela publicação d'
O Evangelho Segundo Jesus Cristo considerado uma blasfémia (com a Secretaria da Cultura a vetar a obra de uma lista candidata a prémio europeu) o que levou Saramago a abandonar o país e ir viver para Lanzarote nas Canárias: "Fui tratado injustamente nesta nossa terra e sofria".
Depois de apontar o que os outros pensam de si

Tenho a reputação de ser uma pessoa seca, dura, antipática e de ser vaidoso. Mas eu sou um sentimental
Saramago falou de Portugal e da Língua Portuguesa

Este país é o exemplo de algumas coisas negativas, mas é o meu país. Descobri, há pouco tempo, que a língua mais bonita do mundo é o português. Talvez por viver no estrangeiro, comecei a saborear as palavras e a reconhecer a sua beleza melódica.
Em relação à Língua continuou dizendo
a Língua é o ar que respiramos e há uma grande responsabilidade da imprensa na defesa da língua portuguesa, a de Camões
Para rematar que em relação ao acordo ortográfico, este
é uma operação estética à língua
E que  continuará a escrever da mesma forma
os revisores que tratem disso... haverá facções contra e favor, mas não é tanto importante como a língua se apresenta, mas o que ela diz, o que propõe.

É isso mesmo, os revisores que tratem disso. Voz do Seven quer optar pelo mesmo diapasão do Nobel e por aqui por estas páginas continuar-se a escrever da mesma forma como se vem escrevendo. Aliás, o tão apregoado acordo tem-nos passado completamente ao lado e nem sabemos o que vai mudar. Só que não sabemos onde raio vamos arranjar ou arrumar, se em perspectiva brasileira, um revisor.

(entrada feita portranscrição de artigo no portal UOL)






Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:57




calendário

Abril 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930