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O que é a Dislexia?

por neves, aj, em 07.05.08

quem é Lara Guina

A opinião de LARA GUINA

O que é a Dislexia?

PhotobucketAinda nos dias de hoje, as dificuldades de leitura e escrita continuam a constituir um dos principais obstáculos que surgem ao longo da escolarização. Assim como consequências, surgem também dificuldades noutros domínios de aprendizagens, condicionando todo o percurso escolar do aluno.
A dislexia é entendida como uma perturbação da linguagem que se manifesta na dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita, em consequência de atrasos de maturação que afectam a área motora, a capacidade de entender a relação entre o espaço e tempo e a percepção visual, a atenção, a capacidade de identificar números e letras e, a competência social e pessoal, em sujeitos que apresentam um desenvolvimento adequado para a idade e aptidões intelectuais normais. Estas crianças têm uma inteligência normal, que corresponde à sua idade.
Estas crianças apresentam dificuldades na articulação de palavras e letras, fusões entre fonemas ou omissões de sílabas ou trocas; mais tarde, estas passam a utilizar um vocabulário pobre, uma compreensão verbal deficiente ou falta de capacidade de expressão. A coordenação motora é também afectada, pois evidenciam um atraso na estruturação e no conhecimento do esquema corporal; dificuldades na discriminação de cores, formas, tamanhos e posições; dificuldades motoras na realização de exercícios manuais e de grafismos; tendência para a escrita em espelho
É muito importante que a nível educacional se possa fazer um correcto enquadramento, não só na escola mas também em casa. Estas crianças devem ser encorajadas a ler e a escrever, mesmo que cometam erros. Por exemplo atribuir a uma criança com dislexia responsabilidades na turma (delegado de turma, apagar o quadro) pode trazer vantagens. Um professor deverá proporcionar a estas crianças atenção individualizada, confirmar sempre se compreenderam as tarefas que lhe foram propostas e, deve também privilegiar a avaliação dos conhecimentos na oralidade e evitar situações que possam provocar desconforto e vergonha.
O apoio dos pais, em colaboração com os professores, é fundamental: ambos devem compreender e aceitar a natureza das dificuldades da criança disléxica, facilitando o desenvolvimento pessoal e educativo desta. Devem também proporcionar-lhe um ambiente afectivo seguro e estimulador que apoie a aprendizagem e que transmita confiança.

Lara Guina
Psicóloga Clínica

http://laraguina-psicologa.blogspot.com/



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publicado às 21:51




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