Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Diz-nos o dicionário que lusofilia é qualidade de lusófilo sendo este, segundo o dicionário novamente, um amigo de Portugal ou dos Portugueses. Acrescentaremos nós também amigo da Língua Portuguesa. E o senhor Pier de Carvalho, guineense de nascimento mas que curiosamente ou talvez não (outros tempos) serviu no exército português aquando da guerra colonial, é um verdadeiro lusófilo que luta pela preservação da Língua de Camões na sua Pátria, a Guiné Bissau.
Diz-nos o Portugal Diário que durante o período colonial ensinou crianças guineenses e soldados portugueses com pouca instrução escolar, de 1972 a 1974, e após a Independência da ex-colónia ainda trabalhou no Ministério da Educação do seu país, mas desistiu.
Hoje Pier de Carvalho é professor por conta própria, professor de aula particular como é conhecido no Brasil o professor-explicador e à falta de recursos para a aquisição de um edifício fez da copa de uma mangueira (árvore frondosa inexistente em Portugal que dá como fruto saborosas mangas) o telhado da sua Escola... e sem paredes nem ameias e por uma mensalidade a rondar um euro e meio (quatro reais) o moleque lá vai mais bem preparado para a Escola Oficial.