Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O que é a Enurese?

por neves, aj, em 20.05.08

quem é Lara Guina

A opinião de LARA GUINA

O que é a Enurese?


PhotobucketPara além de um constrangimento para os pais, esta disfunção limita as actividades sociais da criança, em vários aspectos, podendo levar a criança a isolar-se.
A enurese é a emissão repetida de urina, durante o dia ou durante a noite, na cama ou nas roupas, em crianças com 5 anos de idade. Na maioria dos casos é involuntária, mas por vezes poderá ser intencional.
A enurese pode ser só nocturna, ou só diurna, ou ainda, nocturna e diurna. A mais frequente é a enurese nocturna e que ocorre de noite, durante o sono da criança. A enurese diurna é mais frequente nas raparigas e pode dever-se a um adiamento da parte da criança em ir à casa de banho ou, então, a uma súbita vontade de urinar.
Estas crianças têm vergonha em assumir perante outras pessoas o seu problema. Assim, passar uma noite fora de casa é para elas uma preocupação. Também, poderão, apresentar uma baixa auto-estima por pensarem que são as únicas que ainda fazem chi-chi na cama com aquela idade e também por serem gozadas pelos colegas. É frequente serem crianças com problemas de concentração devido a terem de se levantar várias vezes por noite para trocarem os lençóis, o que acaba por causar dificuldades de aprendizagem.
O risco de uma criança poder vir a apresentar enurese aumenta se o seu pai ou a sua mãe também passaram pela mesma situação em criança, se faleceu um familiar muito próximo, se os pais se estão a divorciar, ou ainda, se nasceu um irmão. Esta “incontinência” poderá ter diversas causas, que são diferentes de caso para caso, que podem ser hereditárias ou emocionais.
É importante que os pais se dirijam, numa primeira consulta, ao pediatra da criança e a um psicólogo, ou ainda ao hospital, com o objectivo de ajudar os filhos a superarem a enurese. É importante que a criança se sinta motivada para melhorar, podendo os pais em casa também ajudarem, como por exemplo, lembrarem a criança de ir à casa de banho antes de dormir, não falar sobre o assunto a outras pessoas quando a criança está presente, não envergonhar nem castigar a criança, dar-lhe banho antes de ir para a escola de maneira a que odor não seja alvo de gozo por parte dos colegas e evitar o uso de fraldas, o que provocaria um retrocesso na criança.
 

Lara Guina
Psicóloga Clínica

http://laraguina-psicologa.blogspot.com/

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:03


2 comentários

De Lara Guina a 11.08.2008 às 17:34

Sr. Rosana Viana
Para ajudar o seu filho é importante continuar a conversar com ele, dando-lhe muito apoio, pois como sabe os castigos não ajudam em nada, só agravam a situação. Tente não falar da enurese dela à frente de pessoas que ele não conheça muito bem, pois ele irá sentir-se envergonhado. Demonstre-lhe que gosta muita dele, independentemente da enurese.
Para poder resolver a enurese do seu filho seria importante tentar perceber o que mantém este sintoma. Numa terapia com crianças os pais também têm de participar activamente em casa, seguir os conselhos do psicólogo, para que não existam contradições e para que a criança não se sinta confusa.

Sempre que tiver dúvidas, disponha

Os melhores cumprimentos

www.filomarketing.eu/psicologa

De rosana viana a 07.08.2008 às 18:13

meu filho tem 9 anos e tem enurese diurna, já fez tratamento psicológico, mas não resolveu o problema, levei-o a um uropediatra que na primeira consulta já me deu´dois remédios para o meu filho...fiquei meio preocupada e não dei..levei-o então a outro uropediatra que tentou então trabalharem conjunto com a pscicóloga, que aliás é muito prestigiada em minha região e afirma não ser pscicológico, embora em decorrência disso vir a ter problemas como timidez e vergonha, dos colegas...conversei muito com meu filho e dei um tempo para observá-lo e tentei as dicas que o médico me sugeriu, percebo q não é sempre que acontece, e geralmente é quando ele está brincando, já aconteceu também no futebol, o que fez com que ele ficasse muito triste. Preciso ajudar meu filho, o que faço?
Sou mãe solteira e tem coisas que preciso ler na internet, já que ele é menino, tenho namorado mas ele não ajuda muito pois percebo q meu filho fica constrangido e o mesmo ocorre com o médico.

Comentar post




calendário

Maio 2008

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031