Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A opinião de LARA GUINA
O que é a Enurese?
Lara Guina
Para além de um constrangimento para os pais, esta disfunção limita as actividades sociais da criança, em vários aspectos, podendo levar a criança a isolar-se.
A enurese é a emissão repetida de urina, durante o dia ou durante a noite, na cama ou nas roupas, em crianças com 5 anos de idade. Na maioria dos casos é involuntária, mas por vezes poderá ser intencional.
A enurese pode ser só nocturna, ou só diurna, ou ainda, nocturna e diurna. A mais frequente é a enurese nocturna e que ocorre de noite, durante o sono da criança. A enurese diurna é mais frequente nas raparigas e pode dever-se a um adiamento da parte da criança em ir à casa de banho ou, então, a uma súbita vontade de urinar.
Estas crianças têm vergonha em assumir perante outras pessoas o seu problema. Assim, passar uma noite fora de casa é para elas uma preocupação. Também, poderão, apresentar uma baixa auto-estima por pensarem que são as únicas que ainda fazem chi-chi na cama com aquela idade e também por serem gozadas pelos colegas. É frequente serem crianças com problemas de concentração devido a terem de se levantar várias vezes por noite para trocarem os lençóis, o que acaba por causar dificuldades de aprendizagem.
O risco de uma criança poder vir a apresentar enurese aumenta se o seu pai ou a sua mãe também passaram pela mesma situação em criança, se faleceu um familiar muito próximo, se os pais se estão a divorciar, ou ainda, se nasceu um irmão. Esta incontinência poderá ter diversas causas, que são diferentes de caso para caso, que podem ser hereditárias ou emocionais.
É importante que os pais se dirijam, numa primeira consulta, ao pediatra da criança e a um psicólogo, ou ainda ao hospital, com o objectivo de ajudar os filhos a superarem a enurese. É importante que a criança se sinta motivada para melhorar, podendo os pais em casa também ajudarem, como por exemplo, lembrarem a criança de ir à casa de banho antes de dormir, não falar sobre o assunto a outras pessoas quando a criança está presente, não envergonhar nem castigar a criança, dar-lhe banho antes de ir para a escola de maneira a que odor não seja alvo de gozo por parte dos colegas e evitar o uso de fraldas, o que provocaria um retrocesso na criança.
Psicóloga Clínica
http://laraguina-psicologa.blogspot.com/