Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tostãozinho

por neves, aj, em 13.06.08

... um tostãozinho p'ro Santo António

PhotobucketHoje é dia de Santo António, que apesar de não venerarmos é o "nosso santo" e façam favor de não nos amolarem dizendo que estamos em contradição porque mesmo quem não crê tem direito a um nem que seja para lhe dedicarmos uma quadra:
Ouve lá ó Santo António de Lisboa
Tu que tens fama de casamenteiro
Se o casamento é coisa boa
Porque ficaste tu solteiro?

Confessamos que não sabemos muito bem a história de Santo António que o mundo conhece como de Pádua, porque foi nesta cidade italiana que faleceu, e que nós portugueses, contrariando a nomenclatura da Igreja, baptizámos de Lisboa porque foi onde nasceu. Sabemos, claro, que não nasceu Santo e que certamente até teria feito as suas tropelias, tanto que até era nobre, de seu nome Fernando de Bulhões (tirem o cavalo da chuva que não vai haver quadra), e sabemos nós que naquele tempo da Idade Média um nobre era nobre gente e o Povo era ralé (hoje não são assim tantas as diferenças, mas...). Vá lá saber-se o motivo, mas a verdade é que abandonou a vida faustosa e dedicou-se aos pobres e etcetera e tal. Pronto, nasceu um Santo, quiçá o mais popular e, atrevemo-nos a dizer, dos mais porreiros. Querido e amado por todos até por aqueles que não seguem as suas linhas doutrinais ofereceu o seu nome a montes e montes de gente sendo nós um dos contemplados e, apesar de carregarmos outro nome de santo em verdade vos dizemos que temos muito orgulho de nos chamarmos António sendo, curiosamente, deste modo que somos conhecidos por aqui (só esperamos que S. José não venha a ler esta crónica).
Sendo um "santo dos pobres" (afinal todos os santos o são, talvez para amenizar a dor aos excluídos, oprimidos e marginalizados) claro que tínhamos de embelezar a entrada com algo a puxar p'ro miserável: um faminto pão ressequido em forma de mão de pedinte que foi contemplada com um mísero tostãozinho. No entanto fiquem de olho os desavisados que a imagem faz parte de espectacular e rica apresentação de slides PowerPoint que temos guardada no nosso arquivo e que merece uma apreciação bem aturada da vossa parte bastando pra tal um simples clique aqui em
ARTE DIFERENTE como até nós chegou intitulada.
Pronto, fim de papo... e entoando mentalmente "um tostãozinho p'ro Sto António", a cantilena celebrizada no filme Pátio das Cantigas e que também repetimos durante a nossa infância para granjear uns cobres segue um grande abraço para todos os Antónios deste mundo.





Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:22


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




calendário

Junho 2008

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930