Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficial. Em tempo - a foto que divulgamos retrata a Selecção Nacional Portuguesa presente nesta Copa Independência e um clique sobre ela leva ao sítio onde se encontra hospedada e onde pode ser apreciada em tamanho ampliado... resta dizer que Portugal e Brasil só se encontraram oficialmente uma vez, exactamente no Mundial de 1966 de boa lembrança com vitória portuguesa por 3-1, mas no cômputo de jogos realizados entre as duas selecções, o Brasil levalarga vantagem.As selecções nacionais de futebol de Brasil e Portugal irão defrontar-se em desafio de carácter particular (amistoso) no próximo mês de Novembro, exactamente no dia 11, curiosamente Dia de São Martinho aquele santo que nos manda ir à adega provar o vinho, o vinho novo fabricado semanas antes que começa com os mais belos rituais a que já assistimos: as vindimas e pisa das uvas.
O encontro, que se espera verdadeiramente de amizade, decorrerá nos arredores da capital Brasília mais precisamente no bairro (região administrativa) do Gama e marcará a reinauguração do Estádio Bezerrão quiçá a preparar-se para servir de apoio à Copal 2014 que como já foi anunciado será realizada no Brasil. Segundo nos diz oBlogue da Embaixada o governador do Distrito Federal pretende ainda que "a partida sirva também de homenagem aos jogadores brasileiros que conquistaram o Campeonato do Mundo de Futebol, em 1958, na Suécia".
Em complemento refira-se que não foi por acaso que guardámos esta entrada para hoje, dia 9 de Julho, feriado no Estado de São Paulo, mas não se pense que este Brasil vs Portugal tenha algo a ver com aRevolução Constitucionalista de 1932 antes sim com um outro embate realizado neste mesmo dia embora 40 depois daquela efeméride.
Estávamos assim no ano de 1972 e para comemorar os 150 anos da Independência do Brasil (sesquicentenário), o futebol da ex-colónia portuguesa organizou a chamada Copa da Independência ou Minicopa onde Portugal foi uma das selecções que disse presente. Cada uma por seu lado as duas selecções foram eliminando os seus adversários e encontraram-se no dia de 9 Julho de 1972 no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro em desafio final que permitiria erguer belo e valioso troféu. A sorte sorriu aos brasileiros com golo de Jairzinho já quando se esperava pelo prolongamento (prorrogação) ou talvez marcação de pontapés de grande penalidade de imediato já que não temos memória do que se passaria a seguir se o desafio terminasse empatado como parecia ir acontecer. O que temos bem presente é que o lateral esquerdo português (Adolfo, aquele cabeludo do Benfica duro que nem rocha) parece que se desinteressou de uma bola que dava a ideia que ia perder-se pela linha de fundo (linha de meta) e daí surgiu o único golo, o da vitória do Brasil e o do descontentamento das hostes portuguesas... assim o vimos na Adega da Praia, em Buarcos, tínhamos 16 anitos e estávamos em grupo de pessoas santacombadenses em férias por lá.