Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Bola de Ouro

por neves, aj, em 02.12.08

Se não enaltecermos os nossos, quem vamos nós enaltecer?

PhotobucketComo se previa, o vencedor da Bola de Ouro 2008 é Cristiano Ronaldo.
Contra factos, o que fez e conquistou na época transacta de 2007/08, não há argumentos e todo aquele que o contesta é porque age de má fé ou tem dor de cotovelo ou então nem imagina que o futebol é disputado com um esférico e pense que seja aí com um qualquer
icosidodecaedro.
Passava exactamente um minuto das zero horas deste dia 2 de Dezembro aqui em São Paulo (2 horas da manhã em Lisboa e 3 horas em França) quando o portal France Football, da revista francesa do mesmo nome e que institui o prémio, anunciou ao mundo o nome do vencedor da Bola de Ouro e que premeia aquele que mais se destacou nas lides futebolísticas, não só a sua capacidade técnica individual mas muito especialmente o seu contributo para os êxitos da equipa que defende.
Está claro que para estarmos com estes preciosismos no tempo é porque assistimos ao parto. Não o negamos, embora seja injusto se se pensar que estivemos aqui em angustiante espera tal como, por exemplo, naquela madrugada de Julho de 1969 em que em casa de vizinho (lá por nossa casa a TV ainda era miragem) presenciámos as primeiras pisadas de Armstrong em solo lunar. Neste caso todo mundo já o adivinhava conforme dissemos e ademais certa imprensa mundial também tinha dado importante pista noticiando que os responsáveis da revista teriam já visitado Cristiano Ronaldo em sua casa para a entrevista da praxe, curiosamente publicada hoje na edição impressa da France Football e cuja capa transcrevemos acima.
Importante de referir que esta é a 3ª Bola de Ouro atribuída a atletas portugueses: Eusébio, a Pantera Negra, em 1965 foi o primeiro, ao qual se seguiu, em 2000, outro inesquecível se7e, Luís Figo.
Parabéns ao CR e, c'um raio, parabéns também ao Futebol Português e até a Portugal porque se é verdade que esta Bola, apesar de ser de ouro, não vai melhorar a economia do país nem salvar Banco desmiolado e muito menos elevar a qualidade de vida dos portugueses, e que também, apesar de ser redonda, não vai interferir gravitacionalmente na normal rotação da Terra que continuará a rodar no mesmo sentido e à mesma velocidade, não é mentira nenhuma que este feito leva a que, pelo menos, o nome da santa terrinha dê voltas e mais voltas em redor do planeta.
Sendo assim, cante-se que valeu a pena e quem pensar de maneira contrária é porque realmente tem alma (lusitana) pequena.

CR no MaisFutebol CR no Uol.com.br

PhotobucketNOTA A PROPÓSITO (apesar de que é cisco que não ofusca o brilho da Bola) - sinceramente que não entendemos como é que na pátria-maternidade do futebol, onde árbitros primam pelo deixa jogar e pela interpretação sensata da lei de jogo nem sempre levando à letra o que nela vem escrito, se mostra o amarelo (o segundo) ao CR [jogo de Domingo ante o Manchester City] já que não lhe conseguimos descortinar intenção de rematar à baliza e de ludibriar o árbitro nem sequer intenção de cortar jogada perigosa da parte do adversário. É certo que é de lei que meter as mãos à bola é conduta anti-desportiva e dá direito a repreensão, mas também é verdade que há uma lei (embora não escrita) que é a do bom senso e que deve ser aplicada com inteligência de modo a não estragar o espectáculo e até de não desvirtuar o resultado. É também certo que o craque lusitano, espertalhaço, agora pode argumentar tudo e mais alguma coisa, que lhe pareceu ouvir o apito e etecetera e tal, e nem sequer admitir que possa ter sido uma precipitaçãozita daquelas que qualquer um comete e não encontra explicação, mas continuamos a achar que o homem do apito foi mais papista que o papa.





Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:28


1 comentário

De António Neves a 03.12.2008 às 16:58

Neves:
Informo-te que um excerto deste teu post foi destaque no jornal "Público" de hoje, dia 3 de Dezembro de 2008.
Parabéns e um grande abraço.
António Neves (de Vila Deanteira)

Comentar post




calendário

Dezembro 2008

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031