Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A opinião de PEDRO GUINA
Primeiro-ministro insultado no Parlamento
Confesso que não gostei nada do último debate parlamentar na Assembleia da República. O Parlamento devia ser a praça da liberdade, do respeito e da educação e, acima de tudo, um exemplo de ética e de urbanidade para o país.
Quer os políticos simpatizem mais ou menos uns com os outros, a verdade, é que a ética política impõe deveres inalienáveis.
Esta semana, enquanto Sócrates brilhava a arrasar a direita, ouviu-se nos microfones que estão em frente aos deputados um deles a apelidar o Primeiro-ministro de "palhaço".
Que vergonha! Não sei quem foi o deputado. Só sei que tal injúria foi audível, tanto mais que foi captado pelo sistema de som das Câmaras de televisão. Como é possível que no mesmo Parlamento onde brilharam vultos como Fernandes Tomáz, Álvaro Cunhal, Mário Soares, Maria de Lurdes Pintassilgo ou Manuel Alegre haja deputados que utilizem tal linguagem e que o Primeiro-Ministro de Portugal seja tratado de tal forma.
Uma coisa é certa, pode-se aprender muitas coisas nos bancos de faculdade, mas há uma que não se aprende (ou se tem, ou não se tem): a boa educação!
Pedro Guina
Advogado
www.pedroguina.blogspot.com