Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Contra a Dengue

por neves, aj, em 31.03.09

A palavradengue tem origem no castelhano e significa melindre, manha. O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada.

CLICAREsse mosquito de olhos esbugalhados aí na foto abaixo é o Aedes (aegypti ou albopictus) que ao picar o homem pode transmitir a Dengue, doença infecciosa causada por um vírus, afinal arbovírus por ser transmitido por insectos, e que ocorre principalmente em áreas tropicais do Planeta podendo as epidemias ocorrer no Verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Claro que devido às condições climáticas o Brasil não escapa a esta doença que se caracteriza, na Dengue Clássica, por febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores musculares e nas articulações  com inflamação da garganta e sintomas catarrais (confundindo-se com gripe, por exemplo) podendo ainda aparecer manchas vermelhas pelo corpo, quadro que na Dengue Hemorrágica se agrava com sangramento em vários órgãos.

Photobucket
clique para ampliar

Actualmente (fala-se em vacina futura) a única forma de evitar que a Dengue ataque não é outro senão o combate ao mosquito, afinal o seu veículo de transmissão, como bem exemplificam aí na fotografia esses alunos de uma escola pública do estado de Minas Gerais em campanha de sensibilização à população em geral. O combate ao mosquito passa por atitudes preventivas sobre os locais onde ele se cria e reproduz: os acúmulos de água, e, está claro, quecomeça em casa de cada um onde um simples pratinho de vaso de planta pode ser um foco de proliferação do Aedes.


reportagem vídeo
(programa Fantástico - Tv Globo)

Brasil unido contra a Dengue

(sítio governamental)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:05


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




calendário

Março 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031