Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
[o mundo até parece a Árvore dos Patafúrdios: por incrível que pareça/por incrível que pareça/não há nada/não há nada/que não nos aconteça/ó sorte malvada/que vida desgraçada... lembram?]
Bom... Pandemia. Todos dizem, ninguém explica. Também não é de definição tão linear como se possa pensar. Está relacionada comepidemia que o Zé Povinho sabe ser o surgimento de forma rápida de um grande número de casos de uma determinada doença, mas também não é tão linear assim. Aliás encontrámos por aí umas poucas definições médicas para o termo epidemia, que se distingue bem de endemia já que esta é enfermidade confinada numa dada região de causas exclusivamente locais. Bom, se levarmos em conta que o prefixo pan exprime a ideia de tudo ou universal o que o Zé compreende de imediato é que pandemia é epidemia de doença infecciosa que se espalha pela população de uma grande zona geográfica, não necessariamente pelo planeta todo, por um ou dois continentes, por exemplo.
Mas no fim de contas o que Zé Povinho tem de fazer é pôr-se a pau com qualquer uma das "demias" e deixar p'ra lá a discussão dos termos e níveis de alerta: não entrar necessariamente em pânico, como agora com a gripe dos suínos, mexicana ou tipo A (H1N1), mas também não desleixar, estando atento ao que é dito pelas autoridades de saúde e, claro, cumprir as recomendações.