Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assim fizemos e encontrámo-nos Resultado da Pesquisa Nome: ANTÓNIO JOSÉ ALVES NEVES Número de Inscrição: - 1xxx6 Cód. Freguesia / Dist. Cons. : 92031000 Freguesia / Dist. Cons.: AMÉRICA > BRASIL > S. PAULO > S.Paulo Data de Referência: 23-05-2009 22:34 ... e finalmente vamos poder votar, após sete (longos) anos de interregno. Não nos interessa que digam que estas eleições europeias são "eleições menores" ou que "eles", os políticos, não merecem. A nossa ânsia de dar opinião é enorme e seguimos religiosamente um dos princípios que norteiam a Democracia instituída em Abril: votar é um direito, votar é um dever!Os portugueses vão às urnas no dia 7 de Junho, um Domingo, para eleger os seus representantes ao Parlamento Europeu:22 eurodeputados (contra os actuais 24).
Poderão exercer o seu direito de voto, TODOS os cidadãos que constem dos cadernos de recenseamento (fechado desde 8 de Abril será reaberto após estas eleições) quer os residentes em território nacional quer os residentes no estrangeiro e não só nos países da União Europeia.
O voto (não obrigatório) é presencial e exercido na freguesia ou distrito consular em que o eleitor está recenseado.
Para confirmar o local de voto basta aceder a esta página do MAI, Ministério da Administração Interna. Nela bastarão ser colocados o nome e a data de nascimento do cidadão a pesquisar. Nada mais, segundo nossa experiência, apesar de haver outros campos que podem ser preenchidos para uma pesquisa mais aturada, talvez.
Muito provavelmente em Outubro teremos novamente a possibilidade de exercer este direito (e dever) sendo que desta vez para eleger dois deputados (Círculo Fora da Europa) à Assembleia da República, mas não temos direito, logicamente, de votar nas eleições autárquicas (talvez Setembro ou Outubro).
Como curiosidade refira-se que o número de inscritos nos cadernos de recenseamento (até 31 de Dezembro de 2008) era de 9 669 650 eleitores,assim distribuídos.
Por último, é deveras interessante (e importante) de referir que enquanto em território nacional português esta eleição para o Parlamento Europeu acontece apenas no dia 7 de Junho das 8 às 19 horas, nós por cá, fora do território nacional, podemos exercer o direito de voto nos dias 5, 6 ou 7 de Junho no mesmo horário. [quadro]