Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Exposição de Cadáveres Humanos

por neves, aj, em 28.02.07

Lemos naFOLHA ONLINE que na OCA do Parque do Ibirapuera desta cidade de São Paulo vai estar patente ao público a partir de 1 de Março uma exposição [site oficial] denominada Corpo Humano: Real e Fascinante. Como o nome sugere, os produtos expostos são realmente autênticos, 16 cadáveres de ambos os sexos e 225 órgãos dissecados. O autor da exposição é um Professor de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan (EUA), Roy Glover, que usa a técnica da polimerização para conservar os tecidos humanos, técnica esta que igualmente permite dar-lhes as cores desejadas e torná-los inodoros.

APRESENTAÇÃO em SLIDE (Roy Glover)

Perante a natureza dos elementos da exposição surge de imediato a polémica colocando em causa a origem dos cadáveres que foram fornecidos por uma Escola Médica da China, especulando-se se seriam de criminosos executados, mas segundo versão oficial "tiveram morte natural e em vida teriam optado por participar de um programa de doação em benefício da Ciência e da Educação na China".

No entanto, esta polémica é como gota de água em oceano se comparada com a que o anatomista Gunther von Hagens, nascido em 1945 na Polónia ocupada pelas tropas nazis, provocou aqui há uns anos percorrendo o mundo com uma exposição de cadáveres humanos bem semelhante àquela que citámos, mas onde a técnica empregue é a plastinação (plastination) por ele próprio criada anos antes.

APRESENTAÇÃO em SLIDE (von Hagens)
ARTIGO REVISTA VEJA (von Hagens)

Para felicidade desta entrada, Voz do Seven não deitou fora o que hoje, agora, vai ser bem útil, publicando o que foi guardado a sete chaves (nunca publicámos por receio de ferir susceptibilidades). A nossa matéria consta de um artigo (pensamos que tirado da revista brasileira VEJA) sobre as polémicas exposições feitas por von Hagens e vai ser acompanhado de várias fotos que compilámos em Apresentador de Slides (o conhecido PowerPoint).  Registe-se ainda que o anatomista desafiou em 2002 as autoridades britânicas realizando umaautópsia pública e que para além de não ser bem recebido pelas Igrejas e pelos círculos mais conservadores da Medicina,  é acusado de mediático e de máquina fazedora de dinheiro (se desejar, o leitor poderá adquirir no site oficialobjectos relacionados com a sua arte, um poster ou um postal, pins, porta-chaves ou até mesmo uma T-shirt ou um boné.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:45


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




calendário

Fevereiro 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728