Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Puzzle do Mundo

por neves, aj, em 05.08.09

Se observarmos atentamente, o mapa do mundo dá-nos logo a impressão de que os continentes são como peças de um puzzle ou quebra-cabeças que se encaixam umas nas outras. Aliás essa é precisamente a teoria actualmente aceite para explicar a formação do mundo tal como o conhecemos: que toda a parte sólida do planeta esteve inicial e fortemente unida formando uma grande massa ou continente (Pangeia) rodeado por um único oceano (Pantalassa) e que há 200 milhões de anos teria começado a fragmentar-se. Os fragmentos (os pedaços ou peças) terão então iniciado um movimento de afastamento uns dos outros (Teoria da Deriva Continental proposta inicialmente por Wegener) que, atente-se, continua.  Poderá parecer complexo mas não é tanto assim. Basta lembrarmo-nos que vulcões e sismos são fenómenos que acontecem não para atemorizar populações antes sim para continuar esse trabalho: o da formação do Planeta, planeta que não está morto, está em constante actividade, tenhamos isso em conta.

Photobucket

Claro que o nosso intuito nesta entrada não é falar-vos sobre a formação do mundo, em particular dos argumentos que os defensores da Teoria se baseiam para justificar o aspecto que o Planeta nos oferece, visto que jamais teríamos esse propósito e nem somos tão abalizados como pode dar a entender a forma como começámos o texto, apesar de que há uns anos fomos obrigados a debruçarmo-nos aturadamente sobre a matéria porque é assunto abordado no 7º ano de escolaridade (em Portugal) em Ciências da Natureza, disciplina que (também) ministrávamos na altura. Vem agora a propósito contar que uma das actividades que dávamos aos alunos prende-se com aquilo que vos queremos oferecer: um jogo. É certo que este é um pouco diferente daquele, porque não vai entrar a Pangeia ou a Pantalassa nem a Eurásia, por exemplo, e apenas o mundo actual em planisfério, a representação da Terra num plano. O jogo é afinal um puzzle ou quebra-cabeças que tem por finalidade montar esse planisfério a partir de 32 peças quadradas. Até parece, na verdade, um divertimento de crianças ainda de colo, só que há peças que necessitam de serem rodadas. Não é tão simples como isso, garantimos-vos. A primeira vez que montámos o mapa-mundi demorámos 15 minutos e mais uns segundos (um relógio acompanha o jogo) e só à terceira é que baixámos (ligeiramente) dos cinco.
Bom para novos e velhos, educativo, e óptimo para combater o stress eis O MUNDO EM PUZZLE, um quebra-cabeças que temos alojado nas nossas páginas mas que "surrupiámos" doportal G1.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:23




calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031