Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Brasil reforça-se

por neves, aj, em 06.12.09

[não há bela sem senão e nós próprios enverdámos por caminhos mais tortuosos, mas que se querem direitos]
Ainda nem as bolinhas do sorteio arrefeceram de emoção e já nos aparece uma russa equipada com o nove canarinho. E que russa, 1,83 metros e 60 quilos. 22 anos. Atraente. Bom, mas podem Coreia, Costa do Marfim e Portugal ficar descansados da vida que todos sabemos que a especialidade de Sharapova é outra e ademais não se crê que a Selecção do Brasil admita tão cedo nas suas fileiras um cidadão naturalizado, ao contrário de outras selecções, como a Portuguesa, por exemplo, que orgulhosamente ostenta no seu plantel três cidadãos nascidos no Brasil [Deco, Pepe e Liedson].
Poderá Dunga chamar a Portugal [à Selecção, note-se bem] de Brasil B em expressão tosca e fora de propósito, que isso não nos perturba nem ao próprio seleccionador Carlos Queiroz que lhe respondeu bem, que existem tantos futebolistas brasileiros filhos, netos ou bisnetos de portugueses, como Zico, por exemplo, acrescentamos nós. Levando a "coisa" mais a peito diremos que temos dúvidas se realmente os atletas citados se consideram futebolisticamente brasileiros, pelo menos dois deles, os mais antigos, com Pepe a liderar uma demonstração de total entrega às cores verde-rubras.
Contudo, a resposta de Queiroz não será o bastante já que existe pequeno mas elucidativo pormenor que pode deitar abaixo a retórica dada. É que nem todo o mundo saberá que enquanto a nacionalidade portuguesa é garantida por sangue, a nacionalidade brasileira é por território, quer dizer, era, porque já não é só por território visto ter sido feita uma emenda constitucional recentemente, mas que, como é natural ainda não enraizou na população que considera num modo geral que brasileiro é aquele que nasce no Brasil independentemente da nacionalidade dos seus progenitores não imaginando que em Portugal isso não acontece, pode alguém nascer em território português mas se não for filho de pai ou mãe portugueses não obtém a nacionalidade, excepto se os pais já viverem há bastante tempo no país [ler entrada deFlávio Murtosa no Voz].

Photobucket
clicar para ampliar

Imperdoavelmente, até nos esquecemos de Sharapova... pois, não há bela sem senão, já que chamou o Brasil de "país pequeno".


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:30


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




calendário

Dezembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031