Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Do SL Benfica-FC Porto à habitual patranha do 1° de Abril com tempo de viajar a França e tudo. Patriotas, mas contra toda a manifestação nacionalista xenófoba, colocámos a diva Dulce Pontes a cantar o Hino Nacional e fizemos honras a um dos mais notáveis EMIGRANTES portugueses, Luís Figo. Em segredo, ainda tivemso tempo de acender umas velinhas aos deuses dos futebóis rogando que dois dos nossos amores, a Brioosa e os Pinguins do Dão, não caiam nas amarguradas descidas de divisão.
Benfica vs Porto - hoje vamos ter direito a (tele)ver o clássico. Por hábito o "encontro semanal" do Futebol Português que a TV Cultura nos oferece é aos Sábados (ontem assistimos ao Boavista vs Paços de Ferreira), mas excepcionalmente transmite hoje, Domingo, o embate entre benfiquistas e portistas que pode dar a volta à classificação no Campeonato Português. Os encarnados partem com a desvantagem de 1 ponto, mas no final dos 90 minutos poderão estar com 2 pontos à frente... rumo ao título, apesar de que muito ainda há a jogar. Para os leões de Alvalade, cuja vitória no Dragão ofereceu esperanças ao Benfica, parece que o melhor resultado neste desafio será agora a derrota do arqui-rival de modo a aproximar-se do 2° lugar que (também) dá acesso directo à Liga dos Campeões. Esperando ansiosamente pelas 16:15 horas de S. Paulo (até já comprámos o milho para as pipocas) desejamos que o encontro seja um bom espectáculo, sem "casos", sem violência e quanto ao resultado... bom... confessamos que já estamos a alinhavar a agulhada que esperamos oferecer aos nossos amigos dragões.
Bordéus - Ontem também vimos parte do Lyon vs Bordeaux para a Taça de França. Era a Final, disputada no soberbo Stade de France em Saint-Denis. Venceu a equipa da região dos bons vinhos e por onde labuta um grande amigo, dragão dos sete costados. Esta equipa francesa é também aquela onde jogou um dos nomes mais sonantes do futebol português, Fernando Chalana, e é actualmente treinada pelo brasileiro Ricardo Gomes, ex-jogador do Benfica e que tem indicado jovens promessas à nossa BRIOOOSA. Pelo que expusemos, e também porque nos livrámos de mais uma injecçãoLyonesa da parte da televisão brasileira (as Sport TVs da Globo e Band), o nosso regozijo pela vitória do Bordéus com o natural pedido de desculpas ao nosso Tiago marcador daquele espectacular golo no empate com a Sérvia.
Competições Europeias Após mais uma jornada para o Europeu 2008, regressam as competições a nível de clubes. Terça e Quarta, temos Liga dos Campeões e na Quinta-feira o Benfica joga em Espanha a primeira-mão dos quartos-de-final da Taça Uefa... cultive-se emUefa no Voz.
Patriotismo e emigração O FUTEBOL tem sido outro dos elos da nossa ligação com a Pátria e, completamente livres de fanatismo, até aprendemos a torcer com dedicação por toda e qualquer agremiação portuguesa que dispute competição internacional.
Coisas de emigrante? De patriota?
Confessamos que não nos sentimos propriamente um emigrante talvez por termos sempre a Pátria aqui à mão, à distância de um clique, e por vezes até temos de fazer um esforço para nos lembrarmos que estamos a 8 mil quilómetros... o Atlântico é demasiado pequeno, tem sido a nossa máxima. Por outro lado, e parecendo um verdadeiro contra-senso, confessamos também que nunca nos "arrepiámos" tanto como agora ao ouvirmos o Hino Nacional, o que nos alerta, afinal, para um grau de patriotismo que não imaginávamos possuir e que uma das razões de ele aparecer talvez seja o facto de nos lembrarmos, de vez em quando, que no final de contas estamos em Pátria estrangeira.
Não nos interessando saber se somos ou não emigrantes, com clareza defendemos a migração dos povos... de todos os povos e gostava de enviar recado a todos os portugueses lembrando-lhes que não podemos ser egoístas e xenófobos ao ponto de impormos a emigração (saída) e impedirmos a entrada de imigrantes de outras nações.
Em página especial, e em defesa das migrações colocámos uma homenagem em vídeo a Luís Figo, com o propósito de alertar todo o mundo que também o eterno se7e da Selecção Portuguesa foi, é, um migrante, como Scolari, como o Zé da Esquina que rumou a França assim como o Ivan Ivanov que veio da Ucrânia até terras lusas... são todos bem iguais nos (inversos) caminhos que tomaram.
E, apesar de não termos de provar nada, absolutamente nada, a ninguém ou a algum desses energúmenos que se dizem nacionalistas, colocámos também um vídeo onde Dulce Pontes canta o Hino Nacional enquanto milhares de mulheres (quase 20 mil) construíam "a mais bela Bandeira do mundo" no relvado do Estádio do Jamor... virá a propósito dizer que, como provocação, escolhemos esta "versão no feminino", mais doce, mais leve e mais harmoniosa, livre dos brados e do estrépito das botas da Legião e da Mocidade Portuguesa
Briooosa Ai... ai... mais uma época em que a palavra de ordem é rebenta coração. Hoje recebemos a União de Leiria, pelas 12:00 horas de S. Paulo... estaremos, provavelmente, a almoçar e só esperamos que o som da Antena 1 não nos vá provocar alguma indigestão.
Pinguins Ai... ai... idem, idem aspas... oDesportivo Santacombadense está na zona de despromoção (rebaixamento), foi alvo de uma chicotada psicológica e só se espera que o ânimo volte à equipa. Vitórias são precisas. Hoje não vai jogar (descanso visto que o número de equipas é ímpar), mas espera-se que se reúnam para acertar agulhas... faltam 7 jornadas, e ainda nada está perdido. Estaremos atentos.
Notícia de 1° de Abril - O craque Cristiano Ronaldo assinou pela Associação Académica de Coimbra. O valor da transferência não foi divulgado, mas tais insignificâncias não interessam absolutamente nada às hostes académicas visto que todo o processo foi conduzido pelo omnipotente Alberto João (conterrâneo do jovem futebolista) em dívida para com a Briosa e para com a cidade que o aturou durante anos aquando da sua passagem por Coimbra. Quanto aos vencimentos sabe-se apenas que a Briosa cobrará 150 mil euros mensais pelo aluguer do "quadrado mais belo do mundo" não nos interessando se tal importância será paga pelo jovem craque, pelo Alberto João ou mesmo pelo Governo que, eternamente, comanda.