Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Eusébio

por neves, aj, em 22.04.07

A Pantera Negra adoeceu e Portugal tremeu

Photo Sharing and Video Hosting at PhotobucketMesmo aqueles a quem o futebol pouco ou nada diz certamente que não ficaram indiferentes à notícia difundida por todos os órgãos de informação: Eusébio, o mais carismático dos futebolistas portugueses, tinha-se sentido mal às primeiras horas da madrugada de Sábado e tinha entrado de urgência no Hospital.
Passado o susto inicial, foi anunciado ao mundo que o estado de saúde se mantinha estável e que Eusébio estava bem disposto desejando até assistir no Sábado à tarde e via TV ao desafio de futebol do seu amor eterno, o SL Benfica, ante o Marítimo do Funchal. Contudo, a equipa médica não autorizou, por precaução, e divulgou comunicado com o diagnóstico: a velha glória benfiquista e da Selecção Nacional  sofre de aterosclerose das artérias carótidas internas que irrigam o cérebro, um tipo de arteriosclerose (espessamento e endurecimento das paredes arteriais) caracterizado pelo depósito de gordura, cálcio e outros materiais nas paredes (formando placas de ateroma) que reduzem o calibre interno do vaso acarretando um défice sanguíneo aos tecidos (órgãos) irrigados por esse vaso. Pelo que se deduz da explicação médica, após natural e intuitiva medição dos prós e  contras, o tratamento do problema passará pelo recurso a umaintervenção cirúrgica directa (foi descartado o cateterismo) cujos riscos serão menores que os riscos de não intervir, de deixar tal como está, mas a decisão caberá ao próprio e à família.

Eusébio da Silva Ferreira tem 65 anos e é português natural da ex-colónia portuguesa de Moçambique. Sem necessidade de votação e em raro consenso nacional, a Pantera Negra é (e será sempre) considerada como um dos grandes portugueses, quiçá um dos que  mais longe e mais alto levou o nome de Portugal (em 2004 noticiámos aqui aimortalização de seu nome na Calçada da Fama do Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro). Considerado em todo o mundo, a sua presença chega a ofuscar os craques da Nossa Selecção da qual é embaixador. Transpirando humildade é exemplo a ser seguido por todos aqueles candidatos a foras-de-série na arte de bem jogar futebol.

Apelando à vitória de Eusébio nos difíceis desafios que se avizinham, Voz do Seven finaliza esta pequena demonstração de apoio e solidariedade com ligação a três vídeos, para os mais novos conhecerem e admirarem e para os menos jovens recordarem... os livres, as arrancadas fulgurantes, os dribles, os potentes remates, os golos, "os cinco a três a conta que Deus fez", a glória de Amsterdão, mas também o choro de Wembley... enfim alguns trechos mais marcantes da grandiosa obra escrita a ouro nos relvados de futebol por um génio que foi apresentado ao mundo como o "menino da Mafala", o modesto bairro onde nasceu na antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, a capital de Moçambique.

extensão .flv extensão .wmv
EUSÉBIO 1   5-3 EUSÉBIO 2  pasta compactada-zip

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:32




calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930