Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
[bem-aventurados aqueles que têm uma filhex]
Por Portugal, hoje, dia 19 de Março, é celebrado o Dia do Pai. Em verdade vos digo que em dia tão corrido como foi o de hoje [aí uma hora após erguer da cama, seis e meia da matina, já estava a mais de uma légua de casa] nem me lembrei que a minha condição de genitor estava a ser celebrada do outro lado do Atlântico, na santa terrinha e também em Espanha e Itália, por exemplo, valendo-me um telefonema lá pelas 18:30 horas, seis e meia da tarde [pela Lusitânia mais três horas], para de forma bem subtil me fazer recuar veloz e alegremente no tempo, vinte e tal anos em menos de um segundo: já estavas a pensar que eu me tinha esquecido, Pai?
Pelo Brasil não. Para tão grande comemoração [com a denominação de Dia dos Pais] está reservado o segundo domingo de Agosto. [acomemoração pelo mundo]
Se para a criação do dia do pai brasileiro neste dia de Agosto não se encontra grande justificativa, já para a criação do dia do pai lusitano se encontra uma mais que lógica: é que a Igreja Católica reserva o dia 19 de Março para saudar José, o carpinteiro, que, segundo a Bíblia, foi escolhido para ser o companheiro legal de Maria e o pai terreno da sua gestação divina, de seu fruto, Jesus.
Sei que não te esqueces, filha. Obrigado!