No passado Sábado, dia 20 de Março, O Pinguinzinho deslocou-se à Capital de Distrito para realizar o penúltimo jogo da primeira volta desta Fase Final que determina o Campeão Distrital. Adversário: Lusitano de Vildemoinhos. Contrariamente ao habitual este desafio disputou-se da parte da tarde [15:30 horas] e o palco foi o Campo Sintético de Futebol 7, no Complexo Desportivo do Fontelo. Previa-se um jogo bastante emotivo já que se iam defrontar as duas equipas líderes da classificação que contavam apenas com vitórias nos jogos até aí disputados.
Antes deste encontro de Escolas, realizou-se o jogo Académico de Viseu vs O Pinguinzinho em Infantis que finalizou [também] com um empate, mas a duas bolas.
Desfecho justo...
Os primeiros minutos da partida foram muito mornos, com pouca emoção, as equipas estudavam-se mutuamente e, notava-se claramente, que ambas tinham receio de arriscar. As reduzidas dimensões do campo de jogo [57,5 X 40,0 metros] também não ajudavam, principalmente, a equipa santacombadense habituada que está a jogar em terreno de maiores dimensões [75,0 X 45,0 metros]. As poucas ocasiões de perigo eram aniquiladas pelas defesas que se superiorizavam aos ataques.
A primeira ocasião de perigo foi para a equipa d'O Pinguinzinho: depois de uma boa jogada colectiva, Rafael desperdiçou o que poderia ter sido o primeiro golo do encontro.
Aos 22 minutos desta primeira parte, houve grande ocasião para a equipa da casa com uma bola a bater na barra da baliza de Garrido.
E foi com um insosso 0-0 que ambas as equipas foram para o descanso regulamentar.
Na segunda parte, e muito devido às mudanças tácticas operadas nas equipas, as ocasiões de golo começaram a surgir. Golo que aconteceu aos 10 minutos para os rapazes do Lusitano fruto de um bom remate do capitão de equipa. Pela primeira vez, desde o inicio do campeonato, a equipa d'O Pinguinzinho viu-se em desvantagem no marcador. Poderia ser o descalabro, mas os atletas pinguinzinhos não baixaram os braços e não tardaram 5 minutos para o capitão Rafael empatar a partida na marcação de um livre directo. Os últimos minutos de jogo foram d'O Pinguinzinho: sempre em busca da vitória, curiosamente ela até poderia ter surgido no último minuto por Rafael, novamente na marcação de um livre quase do mesmo local de onde surgiu o golo. Contudo, os nervos já eram mais que muitos e a oportunidade gorou-se.
Na avaliação final, considere-se este resultado justo para as duas equipas que ofereceram à assistência um bom jogo de futebol. Parabéns a ambas as equipas!
Uma palavra muito especial para um pequeno, mas grande jogador que demonstrou dentro de campo já ter grandes valores como ser humano. Com a sua atitude no final do jogo, pela forma como felicitou os seus adversários pelo futebol praticado e ao desejar sorte para o restante campeonato, que fique reconhecido com um M maiúsculo o menino-capitão-de-equipa do Lusitano de Vildemoinhos. Que jamais perca os grandes valores demonstrados.
Em suma, não conseguimos trazer a vitória, mas o empate não foi mau. Uma certeza... lutámos até ao fim com muita garra e temos consciência que dignificámos o nosso lema:
O que é que nós somos?
PINGUINZINHO!
O que é que viemos aqui fazer?
Vencer, Vencer, Vencer!!!
No próximo Sábado, dia 27 de Março, pelas 11 horas e 30 minutos iremos receber o Cinfães, último jogo da primeira volta desta derradeira fase. Esperamos vencer, e de tudo vamos fazer para que os três pontos nos sorriam. Sempre com muita humildade e respeito pelo adversário.
Fica o pedido à população santacombadense para que no Domingo rume ao Estádio Dr. Estevão de Faria: a equipa precisa do vosso apoio!
clicar para ampliarEm tempo: No final deste jogo em Viseu e antes do habitual convívio retemperador de forças, os atletas d'O Pinguinzinho presentearam os PAIS com uma t'shirt alusiva ao Dia do Pai, comemorado por todo o território português na véspera dia 19 de Março.