Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Será que o pareço? Não, acho que não. Lá por não ter colocado (anteontem) entrada no teu dia feriado, não vejo razão para ser considerado filho ingrato, não concordas mãe-terra? Bom, verdade seja dita que eu até acredito que alguns dos teus filhos mo chamarão, mas como dizia oAleixo haverá muitos que eu conheço que sem parecer que o são serão aquilo que eu pareço.
Não vás julgar ditosa Santa Comba que a minha omissão de anteontem traduz alguma forma de protesto. Nada disso, embora seja sabido, assim o escrevi e publiquei, que eu sou a favor que o teu dia feriado municipal seja comemorado no dia da tua elevação a cidade, 13 de Maio. Há uns anos, os órgãos autárquicos do anterior quadriénio também assim o entenderam e durante os três ou quatro últimos anos assim foi comemorado esse teu dia de feriado. Mesmo aceitando essa justificativa, pergunto-me então o que levará o Povo Santacombadense a ser a favor de uma data que não tem ligação alguma com a terra em si, tanto que é religioso, que quase lhe passa desapercebida com muitos a saberem do feriado apenas no próprio dia quando se deparam com os serviços públicos fechados, andando todos os anos à procura dela no calendário e não a encontrando. Pela tradição? É hipótese a levar em consideração, mas essa tradição é levada apenas em conta pelos mais velhos e, em parte, por aqueles que já vão além dos meus cinquenta, porque não me acredito que a juventude ligue alguma à Quinta-feira da Ascensão (muitos nem saberão a que se refere) ou que vá retomar o tradicional buçaquito da minha juventude quando rumávamos ao recanto das Pedras Negras em peregrinação merendeira e onde não faltava, da parte dos mais afoitos, o tradicional mergulho nas águas frescas da lagoa. Note-se bem que muito provavelmente nesta altura a Quinta-feira de Ascensão ainda nem era considerada como feriado municipal... o Povo, em manifestação de respeito pelo Dia Santo, é que não trabalhava a partir do meio-dia. Bom... cá para nós, estimada Santa Comba, não achas que na verdade o Povo se está a borrifar para estas tradições e a sua vontade é antes comemorar um dia da semana que dê jeito (a Quinta-feira é óptima para fazer a tradicional ponte) em vez de um dia do mês que tem o defeito de andar a correr semana afora sem saltar o Sábado nem o Domingo? Desculpa-me mãe-terra, mas em desabafo final vou voltar à dita maioria afirmada para justificar a alteração do teu feriado já que, que eu saiba, não foi feita consulta. É certo que me contraporão de que o Povo ao dar a (larga) maioria à lista vencedora nas Eleições Autárquicas de 2005 proporcionou ao executivo e/ou legislativo plenos poderes maioritários. Pela Lei também será certo, mas o que é verdade é que existem situações em que a vontade dessas maiorias, a do Poder e a do Povo, pode não coincidir. Não concordas mãe-terra? Mais nada por hoje, ditosa Santa Comba. Não te esqueças de clicares em cada uma das fotos para veres o quão linda és e, sinceramente, espero que não te zangues por te enviar missiva um pouco problemática... mas é o que penso, que queres? Aquele abraço. Ah... não consideres ironia, mas esta ligação aqui permite calcular rapidamente a Páscoa. Acrescentas-lhe 39 dias e ficas a saber de imediato o teu feriado em cada ano que vai aparecendo. Quem é amigo?
No entanto, e como é também sabido, os actuais autarcas que agora comandam os teus destinos foram/são de opinião diferente e, pelas regras democráticas, resolveram retroceder no tempo e transferir o teu dia de feriado para a data anterior ao "feriado de cidade", para a Quinta-feira de Ascensão. Tudo bem. Mandam essas mesmas regras democráticas que eu aceite essa alteração só não concordando muito com a justificativa de que a maioria dos Santacombadenses seria a favor dessa mudança.
Que me dizes ditosa terra-mãe? Estarei enganado?
Talvez não concordes inteiramente comigo ou talvez até te sintas dividida, mas por cuidados de mãe conciliadora não emites opinião. Fazes bem, mas diz-me lá se não te sentias mais orgulhosa com a comemoração de uma data estritamente relacionada contigo e não com uma Quinta-feira de Ascensão cuja comemoração como feriado até é recente (três décadas, penso, mais ou menos um ou outro ano, talvez) e que é mais fruto da influência das terras vizinhas? Eu disse recente e apesar de não poder precisar com exactidão as datas, lembro-me perfeitamente de o teu feriado ser a 3 de Maio, dia de Santa Cruz. Se queremos reavivar tradições talvez então devêssemos recuar ainda mais no tempo já que pelo menos nesta altura do início do mês de Maio acontece no teu município uma antiga e grandiosa festa.
Sei que sim, aqui até concordas comigo, terra-mãe. Lembras-te logo do rombo que levaste na tua bela fisionomia quando, em prol do progresso... dizem, destruíram uma das mais emblemáticas construções que albergavas. O Poder Autárquico detinha a maioria e agiu como bem entendeu permitindo que fosse abaixo (o Povo deu-lhe a faca e o queijo), mas não acredito que a maioria do Povo Santacombadense concordasse com a sua morte. Bom, mas gostos duvidosos fizeram justiça e pelo que me é dado a observar em foto enviada pelo amigo JVicente a memória do saudoso Engenho ficou bem eternizada emmamarracho a parecer jazigo onde, talvez, só falte a tradicional lápide do "aqui jaz".