Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
[respeitosamente Lula da Silva e Cavaco Silva, respectivamente Presidente da República Federativa do Brasil e Presidente da República de Portugal].
O encontro foi em Lisboa no passado dia 19 deste mês de Maio. Breve, diga-se de passagem, tanto que o Presidente Lula nem pernoitou na capital portuguesa provavelmente porque até já teria saudades do conforto do lar e pela noitinha tratou de rumar a Brasília. É que Portugal foi a última das etapas de uma longa viagem presidencial que tinha começado no dia 12 quando o Bartolomeu de Gusmão levantou voo de Brasília com destino a Moscovo [com escala em Lisboa].
Após a visita à Rússia seguiu-se o Qatar e no dia 15 o avião presidencial aterrou no Irão iniciando uma visita considerada polémica, antes indesejada, por "certos sectores" [os costumeiros, aqueles que se julgam donos do saber e da verdade, e do mundo também]. Imune às críticas [acreditamos piamente que Lula da Silva conhece perfeitamente o provérbio "os cães ladram e a caravana passa"] o Presidente Lula não cede a pressões a faz aquela que ele, e seu governo, considera a melhor política para o seu país. Mainada como diria Zé Povinho. Após Teerão, visita oficial a Espanha com participação na cúpula ALC-EU [América Latina e Caribe e União Europeia] em Madrid e encontros com líderes europeus, e no dia 19 a chegada a Lisboa que começou pelo encontro com o seu xará, Cavaco Silva, Presidente da República de Portugal, e que nós aproveitámos em brincadeira fraterna para fazer título desta entrada.
viagem à Ásia e Europa viagens internacionais Atente-se que apesar de breve, esta visita do Presidente Brasileiro a Portugal foi de extrema importância para as duas Pátrias, tendo-se realizado a X Cimeira Luso-brasileira com a assinatura desete acordos de cooperação e empresariais de onde destacamos as palavras iniciais do discurso de Lula da Silva: "Estou feliz porque finalmente Portugal e Brasil se reencontraram". De imediato explicou o significado: "Não é mais aquela coisa só sentimental. É compreender a posição que Portugal representa para o Brasil e o potencial que o Brasil tem para ajudar a alavancar a economia portuguesa". Palavras sábias de um homem que não aspira a sábio, mas que é sabedor, diga-se em abono da verdade.
clicar na foto para ampliar -mais fotos da viagem