Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Já escrevemos sobre a origem da solenidade de Corpus Christi onde até focávamos que a denominação dada em Portugal, Corpo de Deus, seria um contra-senso já que o mistério e a festa da Eucaristia [a que a celebração deve a origem] é sim o Corpo de Cristo. Bom, dir-nos-ão [a Igreja tem sempre resposta para tudo, embora nem sempre plausível], que Cristo é [também] Deus e pronto. Está explicado.
Bom, mas hoje só queremos apresentar-vos a Festa por terras brasileiras [aqui com o nome de Corpus Christi], nomeadamente quanto àssuas origens e nada melhor que trecho de uma carta de 9 de agosto de 1549, em que o padreManoel da Nóbrega [fundador em 1554 do "Colégio", núcleo do desenvolvimento da cidade de São Paulo em 1554] escreveu: "Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal".
clicar na foto para ver álbum retratando a construção de tapetes
nas ruas de Santana de Parnaíba [grande São Paulo]. O material
usado é, essencialmente, serragem [serradura ou serrim] colorida
A propósito deste feriado de Corpus Christi lembremos que é o 60º dia depois da Páscoa, forçosamente uma Quinta-feira, e que acontece três semanas após a Quinta-feira de Ascensão, curiosamente o diaferiado municipal, actualmente, da nossa ditosa Mãe-terra.