Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Soajo

por neves, aj, em 13.08.10

[os incêndios que lavram na região levaram-nos a recordar as suas belezas]

Soajo é Vila pertencente ao Concelho/Município de Arcos de Valdevez, terra celebrizada na História de Portugal peloTorneio [que evitou a batalha] entre as tropas de D. Afonso Henriques e as dos Reinos de Leão e Castela: "... foram selecionados os melhores cavaleiros de ambos os lados para lutarem entre si num torneio ou justa, conforme o uso na Idade Média".

Photobucket
clicar para ampliar - foto Carlos Mendes

Soajo é digna de ser visitada. É terra celebrizada pelos espigueiros comunitários construídos em granito [afinal foram eles que aqui há uns anos nos lançaram o desafio de uma visita], mas o pelourinho merece também atenção especial.
Este espectacular vídeo dá-nos uma imagem muito real do sítio, a Eira do Penedo [lá no alto] e traz em comentário:"... construídos para a secagem do milho grosso, cultura introduzida no século XVII, estas construções constituem um dos maiores e mais impressionantes conjuntos de espigueiros do país. Permanecem como símbolo do espírito de grupo, já que eram utilizados por toda a comunidade. Terra milenar, como comprovam vários documentos, o Soajo conta hoje com diversas casas de turismo de aldeia e disputa com o Lindoso a fama de ter o mais representativo campo de espigueiros (Imóvel de Interesse Público)". A partir deste vídeo podereis assistir a outros.
Aqui um álbum de fotos que vos mostra também as gentes do Soajo e aqui um blogue [Soajo: A nossa Terra].

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:59




calendário

Agosto 2010

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031