Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Foi em 12 de Novembro de 1991 [há 19 anos, portanto] que o mundo acordou para uma realidade, até então, escondida. Naquele dia, muitos estudantes deslocaram-se à missa do jovem Sebastião Gomes, assassinado semanas antes. Depois o destino foi o cemitério de Santa Cruz, em Díli, capital de Timor-Leste antiga colónia portuguesa e que à data dos factos estava sob ocupação da Indonésia.
Este Massacre de Santa Cruz marca o início da derrota da ocupação Indonésia. Asimagens captadas por Max Stahl, jornalista que na altura estava ao serviço da Yorkshine Television, sensibilizaram a comunidade internacional para a dramática situação do povo timorense. Os acontecimentos: mais sobre Timor-Leste em Dossier Timor
lembrando as vítimas do Massacre - clicar para ampliar
... presença em massa de estudantes na missa em honra do jovem Sebastião Gomes (semanas antes, este mesmo jovem fora assassinado pelas tropas indonésias, durante uma vigília, junto à Igreja Motael)... após a missa rumaram até à sua campa, no cemitério de Santa Cruz, em Díli onde aconteceu o massacre... soldados indonésios dispararam indiscriminadamente sobre a multidão que se manifestava no cemitério... o que mais se retém das imagens televisivas é, entre muitas outras, o som das sirenes e o rapaz ferido a esvair-se em sangue, ajudado por um amigo... além do som das metralhadoras é também audível as orações dos sobreviventes do massacre... e gritos, muitos gritos: 271 mortos, 278 feridos e 270 desaparecidos [innotícias.sapo.tl, portal redigido em português e em tétum].