Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Dia da Consciência Negra

por neves, aj, em 20.11.10

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado a 20 de Novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte deZumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data em que
deve ser recordada a resistência do negro à escravidão de uma forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para solo brasileiro [1594].
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do género no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Photobucket
Dia da Consciência Negra [vídeo]
Não ao Racismo [vídeo]

Curiosamente este dia não é feriado nacional [há projecto de o tornar] contudo é feriado em alguns municípios entre os quais São Paulo. Bom, quer dizer, na verdade é comemorado em São Paulo com diversas actividades mas não é respeitado pela população num geral. Uma prova inequívoca do que acabámos de dizer é o facto de termos encontrado todos os estabelecimentos comerciais de portas escancaradas borrifando-se para o feriado municipal da cidade, como se de um dia normal se tratasse, e se os "bancos", por exemplo, se encontravam encerrados é porque hoje é Sábado, não esqueçamos. Será que cumpririam o feriado?. Em "conversa trivial" com este ou aquele amigo, antes conhecido porque fazer amigos está cada vez mais difícil, ficamos esclarecidos de uma certeza: osector social que não sabe interpretar o que quer dizer consciência negra [nem tão pouco lhe interessa saber] critica a existência do feriado. Enfim, pequenas nuances que continuam a cimentar na nossa mente a ideia que muito ainda há a fazer [e muita mentalidade há a mudar] para que o equilíbrio entre as pessoas seja um facto.
Em final de festa [só nos foi possível finalizar a entrada já a noite ia alta] fica o pedido de compreensão para todos aqueles que acham que nos encolhemos na redacção ou seja que as nossa palavras pecaram por falta de maior frontalidade.



Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:36




calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930